Uma viagem transformadora: um ano caminhando pela China, sem fazer barba nem bigode

Quem tem vontade de fazer uma viagem “roots” tem que conhecer a história desse rapaz..

Christoph Rehage vivia em Pequim, na China, e tomou a decisão de fazer uma viagem maluca no final de 2006.  Durante um ano,  planejou a maior caminhada de sua vida: andar da capital chinesa até a capital alemã, Berlim. Christoph acertou tudo e partiu dia 9 de Novembro de 2007, caminhando por mais de 4600 km do território chinês.

O mochileiro não chegou a cumprir seu roteiro original, mas se considera satisfeito por ter conseguido andar de Pequim até Ürümqi, praticamente no outro extremo da China. Fez amigos, viu coisas novas, comeu comidas diferentes e, vez ou outra, deu uma pausa nas caminhadas por longos desertos cheios de nada para voar no conforto de um avião por trajetos curtos.

Chris interrompeu a viagem em 13 de Novembro de 2008 e aí sim se deu conta do quanto mudou esteticamente durante sua jornada. Pensando nisso, ele fez um vídeo com as fotos que tirou de si mesmo por todos esses meses, tentando mostrar também situações inusitadas acontecendo no plano de fundo:

“The Longest Way 1.0 – one year walk/beard grow time lapse”, Christoph Rehage on Vimeo.

Eu não sei se teria coragem suficiente para uma coisa dessas e admiro profundamente a bravura deste homem. Esse cara deixa os mochileiros de Machu Picchu no chinelo e ainda se questiona no final do vídeo, ao rever sua primeira foto de quando saiu de casa: “who was this person? Was it really me?” (Quem era essa pessoa? Era mesmo eu?).

Rehage com certeza se transformou com a experiência e, apesar do esforço individual, dedica o vídeo ao professor chinês Xie, que se tornou andarilho ainda nos anos 1980 e lhe serviu de inspiração.

E vocês? Já pensaram o quanto mudariam se largassem suas vidas e partissem numa jornada sem freios, sem preconceitos, sem bagagens e com muito o que aprender? Já pensaram no quanto seriam diferentes se vivessem uma outra vida num outro lugar? Será que você seria você?

Às vezes precisamos olhar para fora para olhar pra dentro. Fica pra pensar.

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários via Facebook

Comentários via blog

  1. Caramba, amei o vídeo Fernanda, eu gostaria sim de um dia, de mochilão e tudo, para o Machu Pichu rsrs, mas claro, que seja de carro até Corumbá-ms.
    Amei, está de parabéns pelo post.

  2. Ih Fer…

    A cada vez que me pergunto o quanto eu mudaria se mudasse a minha própria rotina, chego a uma resposta diferente. Então, só há um jeito de descobrir… :)
    Mas acho que depende do momento da vida em que estamos…
    Ou de quem somos.

    =*

  3. Fantastica experiência de vida,, porem não precisa tanto, basta uma viagem sozinha para um pais que vc não domine a lingua, por uma semana pelo menos… faz uma diferença, faz uma nova história na sua vida.

  4. Eu adoro ver as pessoas criando objetivos e indo atrás, mesmo que sejem muito dificeis! Eu acho q nunca irei fazer algo assim… Mas admiro ele!

    =*

  5. Super admiro quem tem coragem de largar tudo e fazer uma coisa dessas. Depois que roubaram minha guitarra (sniff), resolvi que vou começar a me desapegar de tudo, pra não sofrer tanto… mas acho que não tenho coragem de fazer uma viagem dessas!

    Aliás, o cara é bem gatinho, né? hihi.

    Beijo!

  6. Vi esse video no Brogui…
    Não teria coragem, ate pq eu sou mulher e gosto de cuidados especiais. Mas faria uma viagem semehante com algumas regalias a mais. =)

    O video é ótimo, né? E ele era bem gatinho no “antes”…
    Beijos

  7. Olá, Fernanda!

    Comentei uma vez no seu blog, mas passo sempre por aqui… Enfim, num de seus posts você comentou sobre o filme Nick & Norah’s Infinite Playlist e deu os links pra baixar a trilha sonora e o filme. A trilha eu baixei e adorei, mas nem tentei baixar o filme porque minha net não ajuda, mas fiquei com ele na cabeça. Ontem eu andava pela FNAC e dei de cara com o DVD!!! Como eu sou meio chata com isso e todos os bons filmes eu faço questão de ter os DVDs originais eu atropelei umas 5 pessoas até chegar na prateleira e garantir o meu. Ontem mesmo eu vi e posso dizer uma coisa: FOI PRA MINHA LISTA DO TOP 5. É M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!! Não fazia idéia de como é divertido e gostoso de assistir… Tão verdadeiro. Muito obrigada pela indicação, e fica a dica, caso você ainda não tenha visto e esteja interessada em ter o DVD original. Só correr na FNAC que eles estão vendendo.

    Beijão.

  8. [Comment ID #5196 Will Be Quoted Here]

    ai, eu vi o filme, mas não fiquei muito tocada, sabia? Sei lá, a história é triste e dramática e etc, mas ele foi rebelde sem causa. Não concordo com isso! rs ;)

  9. ele era beeem gato antes.ficou horrivel,tadinho.se
    for pra ficar num estado er… diferente depois da viagem eu nao me arrisco!hehe

  10. greeeat video! super gostei da edição, também. não sei se teria coragem de sair andando pelo mundo. ok, não teria, pronto. mas fiquei pensando no final do video, quando ele pergunta “era mesmo eu?”. intrigante…

  11. [Comment ID #5195 Will Be Quoted Here]

    aii fico feliz que você tenha gostado! Teve gente que não entendeu minha empolgação louca com o filme, mas a beleza dele é justamente essa: ser uma história boa e simples, emabalada por uma trilha sonora incrível! ;)

    E eu realmente vou comprar o DVD! Obrigada por me avisar! ^^

    beijos!

  12. AMEI a maneira como ele criou o video. Dá vontade de colocar uma mochila nas costas e sair por aí… pena que não é tão simples assim né? Tb tenho uma admiração enorme por pessoas que conseguem passar por uma experiência dessas, sem dúvida algo que irá lhe garantir uma bagagem de vida bem diferente.