Como fazer um bom cafézinho?

cafézinho-esquenta-coração

Hoje é dia nacional do café e eu como boa apreciadora de um cafézinho, adorei as dicas que li ao longo do dia!

Apesar de eu tomar mais espresso porque tenho a máquina em casa, não recuso um bom e velho cafézinho de bule. Por isso, resolvi reproduzir aqui umas dicas que o pessoal de UOL Receitas deu para preparar um bom café.

A equipe conversou com a barista Isabela Raposeiras do Coffee Lab e ela deu dicas legais pra você fazer um com café coado em casa:

1- Se possível, compre sempre café moído na hora. As substâncias responsáveis pelos aromas e sabores de café oxidam 20 minutos após a moagem. Ou seja, tomar café moído é o mesmo que comprar pimenta já moída: ele perde o sabor, pois foi envelhecido pelo contato com o oxigênio.

2- Quando comprar o café, olhe sempre no rótulo e opte por comprar o produto com grãos 100% arábica, de categorias Gourmet ou Especial. Se o nome da fazenda estiver na embalagem, é mais um sinal de que se trata de um café de alta qualidade.

3- Na hora de coar, use sempre água mineral. Ela não contém cloro, que destrói os óleos essenciais da bebida. A água da torneira, mesmo que fervida, mantém altos teores de cloro.

4- Se você mora numa cidade ao nível médio do mar, o melhor a fazer é não ferver a água que usará para fazer o café. Se você morar acima, em cidades como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília ou cidades de serra, pode ferver a água, pois a temperatura será inferior a 100°C.  Note que ferver aqui significa levantar pequena fervura, formando pequenas bolhas, e não entrar em ebulição – desta maneira, a água perde o oxigênio que reage com os óleos essenciais do café.

5- Tome o café imediatamente depois de pronto, do jeito que mais gostar.

Pra quem gostou, tem mais dicas lá no site. E se você aí não gosta de café, sempre há tempo:
.

“a vida é curta, fique acordado para ela”

.

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários via Facebook

Comentários via blog