Por que a comida saudável nem sempre satisfaz?

Para quem começou a pensar na alimentação no dia internacional da dieta, a.k.a segunda-feira, venho dar uma notícia que pode ser uma boa forma de aquietar os ânimos. Qualquer pessoa que já começou a tentar levar uma vida mais saudável, já se deparou com a tristeza que é terminar um prato de comida e continuar com fome, especialmente nos primeiros dias de dieta, quando você dá adeus a uma rotina com a qual seu corpo e seu cérebro já estavam acostumados.

.

 

Sim, eu disse cérebro! Na maior parte dos casos, a motivação para se manter saudável vem da cabeça, mas não é só isso: existe sim um efeito “placebo” inconsciente em comer comidas gostosas & gordas, e é o que mostra didaticamente este vídeo abaixo. Quando ficamos com fome, um hormônio circula pelo nosso corpo dando o sinal de urgência e aí, adivinhe? Quando você comer um alface, a coisa talvez não melhore. Mas ao mandar um hambúrguer, você vai ficar tranquilão. Agora imagine se você pudesse comer um alface disfarçado de hambúrguer? Rá: daria certo.

O vídeo está em inglês, mas mostra que, basicamente, até os rótulos dos alimentos podem nos enganar, para o bem ou para o mal. Um teste feito com milkshakes prova que quem achou que estava ingerindo mais calorias, realmente se sentiu mais satisfeito. Dá uma olhada:

.

.

Não é à toa que todo nutricionista vai te dizer para comer de 3 em 3 horas: você acorda o corpo mantendo o metabolismo ativo e engana sua mente, que não vai ter tempo de achar que está com fome, afinal, você acabou de comer!

Também dá para entender aí a importância de variar a alimentação elaborando pratos saudáveis de uma forma bonita e interessante: é você dizendo para o corpo que aquilo é uma comida fantástica, e não “só um prato de alface com um filézinho sem graça”.

Agora, importante dizer: comida também é prazer, diversão e socialização: ninguém precisa deixar tudo de lado, hein? ;)

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários via Facebook

Comentários via blog